HOMEOPATIA E DENGUE

Write By: admin Published In: ROOT Created Date: 2015-11-26 Hits: 1047 Comment: 0

Prevenção para dengue

HOMEOPATIA E DENGUE

Homeopatia é uma forma de terapia alternativa idealizada pelo médico alemão Samuel Hanneman (1755-1843). A homeopatia se baseia no princípio "Similia similibus curantur" (sejam os semelhantes curados pelos semelhantes), ou seja, o medicamento utilizado para curar uma pessoa é uma substância capaz de provocar em pessoas saudáveis sintomas semelhantes aos da doença a ser tratada.

A homeopatia reconhece os sintomas como uma reação do organismo à doença e não como a doença em si. A doença é a perturbação da energia vital que mantém o equilíbrio do organismo e a homeopatia visa restabelecer deste equilíbrio.

A homeopatia é o segundo sistema médico mais utilizado no mundo e, a despeito de alguns pesquisadores alegarem que os remédios homeopáticos são ineficazes, existem estudos que apontam diferenças entre o efeito dos medicamentos homeopáticos quando comparado aos placebos. Mas a maior prova de sua eficácia são justamente os resultados clínicos alcançados por este sistema de tratamento no decorrer dos seus mais de 200 anos de existência, tanto na medicina humana quanto veterinária.

A homeopatia pode ser utilizada de forma curativa ou preventiva. Existem relatos históricos do uso da homeopatia em grandes epidemias com resultados impressionantes. Como ilustração, podemos citar o episódio relatado com detalhes na revista Cultura Homeopática (in Cultura Homeopática, pp. 21-24, jul-ago-set, nº 12, 2005).

"Durante a epidemia de cólera que assolou Londres em 1854, a direção-geral da Saúde nomeou uma Comissão Médica com o objetivo de coletar as estatísticas dos hospitais designados para receber e tratar os doentes de cólera, dentre eles o London Homeopathic Hospital. Enquanto nos hospitais alopáticos as estatísticas apontaram uma taxa de mortalidade de 51,8%, no hospital homeopático a mortalidade foi de 16,4%."

No Brasil várias cidades estão fazendo uso da homeopatia como medicação preventiva para dengue com resultados expressivos. Em 2001, o Dr. Renan Marino administrou um medicamento homeopático a 40% da população do bairro São Cristo Rei, em São José do Rio Preto (SP), tendo obtido redução drástica na incidência da doença em relação a outros bairros da mesma cidade.

A partir de 2007, a Dra. Laila Nunes passou a realizar um programa anual de profilaxia para dengue junto à população da cidade de Macaé - RJ. Comparando os anos de 2007 e 2008, o Município de Macaé apresentou queda de 93% na incidência de dengue, enquanto outros municípios com incidência anterior semelhante (Cantagalo, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Seropédica e Piraí) apresentaram aumentos significativos (respectivamente 427%, 1.295%, 322%, 117% e 16%). Estes dados só corroboram o que já se sabe: a homeopatia é eficaz, a despeito de muitos pesquisadores dizerem que não.

No Brasil a homeopatia é considerada uma especialidade médica desde 1980, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, tendo sido incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006.