Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player
 
 
 
 

PRODUTOS NATURAIS AUXILIARES DO EMAGRECIMENTO

Existem diversos produtos naturais que podem ser usados como auxiliares durante o regime de emagrecimento. É importante salientar que tais produtos, por si só, não fazem a pessoa emagrecer. Os produtos naturais não contêm anfetaminas, drogas moderadoras de apetite e nem hormônios. Normalmente são produtos fitoterápicos, isto é, derivados de plantas e que tem algumas funções específicas como diuréticos, laxativos, digestivos, suplementos alimentares com baixas calorias, “moderadores naturais de apetite”, estimulantes do metabolismo, produtos de combate à celulite e a flacidez, etc.

Moderadores naturais de apetite:
Normalmente estes produtos atuam em nível metabólico (ou como suplementos alimentares) diminuindo a fome de forma natural e não quimicamente como as anfetaminas. Vejamos alguns exemplos:

 

Ayslim (Irvingia gabonensis - extrato de manga africana): Reduz medidas pela
queima de gordura ao mesmo tempo em que controla a dislipidemia, reduzindo o
colesterol LDL e triglicerídeos e melhorando os níveis do colesterol HDL, assim
como reduz os níveis de glicose no sangue. É recomendada como adjuvante no
tratamento da obesidade, diabetes e doenças relacionadas pela sua capacidade
de controlar níveis glicêmicos e de colesterol, atividade laxativa e redutora do
apetite pela promoção da saciedade devido à presença de fibras solúveis.

Asiaticoside: Parece demonstrar ação reguladora do tecido conjuntivo, atuando
também como ativador dos fibroblastos e equilibrador da produção de fibras
colágenas quando alteradas. É também de grande importância terapêutica no
tratamento da celulite e gordura localizada.

Berinjela extrato seco: produto natural rico em vitaminas A, B1, B2, B3, C e
antioxidantes. Reduz o colesterol e triglicérides. Auxilia nos regimes de emagrecimento.

Cassiolamina: Inibe a ação da enzima lipase, responsável pela digestão da gordura,
levando a uma perda de até 30% das gorduras ingeridas, que não são absorvidas.
Indicado para todas as dietas de emagrecimento, nos pacientes que necessitam
reduzir rapidamente os níveis séricos de lipídeos.

Cavalinha: atividade diurética e remineralizante, permitindo a eliminação de
substâncias tóxicas.

Chitosan (Quitosana): Produto à base de casca de crustáceos tem a capacidade
de absorver parte da gordura ingerida na alimentação eliminando-a pelas fezes.
Ajuda durante os regimes de emagrecimento e também no controle de colesterol e
triglicérides, além de ter efeito laxante.

Citrus aurantium: Estudos clínicos mostram que componentes do citrus aceleram o
metabolismo, promovendo um maior gasto de calorias e, conseqüentemente, a
queima de estoques de gordura. O citrus se liga a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo e a queima de gordura sem interferir no sistema cardiovascular.

Colleforin (Coleus Forskohlii): É indicado nos regimes de emagrecimento com diminuição da massa gorda ou para pessoas que desejam aumentar a massa magra, como por exemplo, praticantes de esportes. Aumenta a resposta termogênica com conseqüente aumento do metabolismo celular  estimulando a quebra da gordura armazenada e inibe a síntese de gordura pelos adipócitos.

Cordia ecalyculata (Pholiamagra): Supressora do apetite, termogênica, diurética, hipolipidêmica, estimulante da circulação, energizante, tonificante muscular, antioxidante. Estudos sugerem que ela atua no sistema nervoso central, causando uma atividade supressora do apetite, e contribui para uma maior queima de gorduras localizadas principalmente do abdômen, além de atuar também como estimulante do sistema imunológico. Também causa efeitos benéficos no sistema cardiovascular, pois pode evitar o depósito de gorduras na parede das artérias coronarianas.

Faseolamina (Phaseolus vulgaris): é uma substância extraída do feijão branco. É uma glicoproteína inibidora da amilase, ou seja, inibe a absorção do amido (reserva energética dos vegetais) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, etc.  Desta forma, ajuda no emagrecimento ao diminuir a absorção de calorias de alimentos de origem vegetal. Além disso, estudos mostram que também pode auxiliar no tratamento de pacientes com diabetes mellitus não dependentes de insulina.

Fucus vesiculosos: A abundância de sais minerais faz do fucus uma planta remineralizante. O iodo confere uma ação estimulante da tiróide. É utilizado como coadjuvante no tratamento de emagrecimento, induz uma sensação de satisfação gástrica, é laxante suave. É indicado para tratamento de hipotiroidismo, obesidade e adiposidades localizadas.

Garcinia Camboja: Moderador natural de apetite que atua em nível metabólico inibindo a enzima citratoliaze (que converte os açúcares em gorduras), prevenindo a obesidade e o aumento do colesterol e triglicérides. A Garcínia reduz o apetite por aumento da sensação de saciedade e não por inibição química do centro da fome como os anorexígenos clássicos, além de acelerar a queima de calorias.

Glucomannan: É um polissacarídeo extraído da raiz do konjac, sendo considerada uma fibra alimentar que auxilia na regularização do intestino. Pela sua capacidade de intumescer e aumentar o volume em contato com a água, suas fibras agem preenchendo o estômago, fazendo com que o indivíduo tenha a sensação de plenitude gástrica. É indicado como suplemento em fibras, tratamento adjuvante da obesidade, retardamento da digestão, promove também uma redução nos níveis plasmáticos de colesterol e triglicerídeos.

Gymnema silvestre: A sua principal aplicação está concentrada na sua propriedade de suprimir o gosto de açúcar. Utilizada no tratamento de obesidade para que se tenha uma diminuição do desejo de ingestão de açúcar.

Green coffee: Possui função emagrecedora, estudos mostram que as substâncias presentes no Green coffee podem diminuir o acúmulo de gordura nas células e prevenir o aumento de peso. Também tem ação anti-diabetes, pois reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulo subseqüente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo.

Insea 2: Auxiliar no gerenciamento de peso reduzindo os níveis de insulina e glicose no sangue e bloqueando a digestão e absorção de açúcar e carboidrato.

Koubo (Cereus sp): é um ativo natural com ação moderadora do apetite, lipolítica, hipocolesterolêmica, diurética e antioxidante. Age no metabolismo, estimulando a quebra do glicogênio em glicose, conseqüentemente, aumenta a liberação de insulina, promovendo saciedade e disponibilizando energia.

Pholianegra (Ilex paraguariensis): Contribui para o processo de perda de peso, melhorando a resposta sinalizadora da sociedade, através do retardo do tempo de esvaziamento gástrico e da redução da leptina circulante. Ativa também, proteínas que altera o metabolismo de ácidos graxos e de glicose, diminuindo a formação da gordura visceral. Possui efeito protetor conta o excesso de peso induzido por dietas gordurosas.

Sinetrol (é um extrato de frutas alimentícias cítricas (laranja vermelha, toranja e citrus) e extrato de guaraná): atividade queimadora de gordura e perda de peso. Esta combinação sinérgica oferece uma alternativa excepcional para a perda de peso e aumento do desempenho físico. É rico em polifenóis, substância natural caracterizada como antioxidante natural, do qual assegura bom impacto em uma queima de gorduras e os níveis de energia do organismo.

Slendesta (Extrato de proteína da batata): promove saciedade e controla a fome naturalmente; diminui o esvaziamento gástrico, diminui o apetite e redução da ingestão alimentar.

Spirulina: Alga marinha rica em vitaminas, proteínas e sais minerais. Atua como suplemento alimentar e, se tomada antes das refeições, pode reduzir a fome, pois o cérebro detecta a presença de proteínas no sangue e interpreta como se a pessoa já tivesse se alimentado.  A sensação de saciedade varia de pessoa para pessoa sendo maior para alguns do que para outros.

Suplementos alimentares:

Estes produtos atuam como alimentos ricos em substâncias nutritivas (vitaminas, proteínas, aminoácidos e minerais), porém pobres em calorias. Normalmente são indicados para substituir ou complementar a alimentação.  Se usados antes das refeições diminuem a fome e a pessoa se satisfaz com pouco alimento. Normalmente são ricos em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino.

Celulite e flacidez:

Centella asiatica:  Auxiliar no combate à celulite e à gordura localizada. A Centella asiática atua em nível de circulação, favorecendo o aporte sanguíneo aos locais de difícil acesso (como os acúmulos de gordura da celulite). A Centella não “queima” calorias, mas favorece sua dissolução durante o regime por melhorar a circulação. É importante fazer uma dieta hipocalórica e usar o produto durante três meses seguidos, dando um descanso terapêutico de um mês antes de recomeçar o tratamento. A Centella também ajuda no tratamento de pernas pesadas e doloridas, formigamento e cãibras por melhorar a circulação.

Colágeno: Produto com alto teor de proteína e aminoácidos. Sua importância durante o regime é repor possíveis perdas proteicas que levam à flacidez.. Para um resultado mais eficaz dê preferência ao colágeno em pó e tente ingeri-lo antes das refeições, o que também pode provocar uma diminuição do apetite.

Gelatina: Produto derivado do colágeno e que tem a mesma indicação, isto é, usada como suplemento alimentar de proteínas durante os regimes de emagrecimento, enrijecendo os tecidos e diminuindo a flacidez.

Laxantes naturais:

Durante o regime é importante um bom funcionamento intestinal. Por isso pode-se lançar mão de alguns laxantes naturais.

Ágar-ágar: É uma gelatina de algas marinhas rica em vitaminas e sais minerais. Regula a função intestinal agindo como laxante suave em constipações intestinais crônicas. Se tomada antes das refeições pode também diminuir o apetite por formação de massa gelatinosa no estômago.

Cáscara sagrada: Laxativa suave e estimulante das funções gástricas e do fígado.

Composto vegetal laxante: Composto por carqueja, sene, cáscara sagrada e jalapa, é um laxante suave que pode ser usado na prisão de ventre crônica. Estimula a eliminação de gases.

Chás laxantes (Cascara sagrada, sene, etc): Para pessoas que preferem o chá às capsulas, estes produtos tem efeito laxante suave.

Outros produtos:

Além dos já citados, existem outros produtos que podem ajudar durante o regime.

Lecitina de soja: Especialmente útil para pessoas que tem excesso de colesterol e triglicérides, pois devido ao fato de ser uma gordura poli-insaturada atua como um “detergente”, limpando as veias. Melhora a circulação, previne infartos do miocárdio, previne cálculos biliares, arteriosclerose e acúmulo de gordura no fígado.

Carqueja: Usada como auxiliar durante os regimes de emagrecimento por apresentar efeitos diurético, digestivo e depurativo. Melhora a digestão, prisão de ventre, funcionamento do fígado, etc.

Composto vegetal emagrecedor: Composto indicado como auxiliar geral durante os regimes de emagrecimento. Sua fórmula contém Alcachofra, Carqueja, Cavalinha, Fucus, Centella asiática, cascara sagrada e levedura de cerveja.  Estas ervas estimulam o metabolismo e a eliminação de substâncias em excesso no organismo, favorecendo a perda de peso.

 
Tabela Calórica para cada 100g
 

TABELA DE GASTOS CALÓRICOS POR ATIVIDADE (CADA 30 MINUTOS)


Referências Bibliográficas

Literatura do Fornecedor.

 
HORÁRIO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA   ENDEREÇO
Farm.Resp.: Valdir Venciguerra CRF-SP:10.054 das: 09h às 12h30 e das 13h30 às 19h.
Farm.Co-resp.: Fabiana Bianchi CRF-SP 47.060 das 08h às 13:30 e das 14:30 as 16h30.
Rua João Francisco Ramos, 334
Centro • Sumaré/SP 19 3873.4649