Apiterapia

Vamos a seguir falar resumidamente sobre os produtos das abelhas (Mel, Geleia Real, Pólen e Própolis), lembrando que seu uso é fator de longa vida, visto que a maioria dos apicultores que os consomem frequentemente passa dos 100 anos de idade com boa saúde.
 

 MEL
O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. Ele é considerado como um dos alimentos 
mais completos que existem na natureza. Em sua composição, encontramos além de açúcares nobres 
(glicose e levulose) uma quantidade muito grande de vitaminas e sais minerais, além de diversas 
enzimas.
Ao contrário do que muitos imaginam, o mel puro cristaliza, sendo esta uma das garantias 
de sua pureza. Para torná-lo novamente líquido podemos colocá-lo ao sol, protegido 
por papel opaco (o mel é sensível à luz) ou aquecê-lo em banho-maria até no 
máximo 60 graus, acima da qual ele perde algumas de suas propriedades nutritivas 
(vitaminas e enzimas), assim como seu poder bactericida. O mel puro não tem prazo de 
validade podendo conservar-se indefinidamente.

Existem vários tipos de méis, dependendo da espécie de flor de que provém, sendo
os mais comuns em nossa região os méis de flor de eucalipto, de laranjeira, de cana, 
etc. O mel silvestre é aquele em que as abelhas utilizam diversos tipos de flores 
para produzi-lo. Os méis apresentam variação de cor, perfume, sabor e densidade 
entre si, mesmo os coletados de um mesmo tipo de florada.

Os méis podem ter diversas aplicações terapêuticas:

- Mel de Eucalipto: Tem sabor forte e escuro pela concentração de ferro, enxofre, cálcio e magnésio. É expectorante, limpa o catarro e o alcatrão dos pulmões, dilata e desinfeta os brônquios. Combate os efeitos da poluição. Indicado nas tosses e bronquite.
- Mel Silvestre: Tem sabor suave. É rico em minerais. Fortificante para crianças, adultos e idosos.
- Mel de Laranjeira: Tem sabor muito agradável e bastante apreciado. Atua como regulador dos intestinos, além de ser um tranquilizante natural. Ideal para adoçar, pois tem sabor bastante suave e não altera o sabor dos alimentos.
- Mel de Cana: Recomendado para anemia por ser rico em ferro.

Muitas pessoas se perguntam como comprar um mel puro, já que a dificuldade de identificação é muito grande e infelizmente existem pessoas inescrupulosas que acabam adulterando ou mesmo "produzindo" falsos méis. 
Nosso conselho é que as pessoas procurem comprar o mel em locais estabelecidos, de confiança, que tenham um compromisso com a qualidade (como é o caso da Passiflora), evitando adquiri-lo de ambulantes que na maioria das vezes nunca mais se vê, e que, portanto não há sequer possibilidade de reclamar.

 PRÓPOLIS 
É um antibiótico natural produzido pelas abelhas a partir de resinas vegetais e de pólen. As abelhas a utilizam para proteger a colmeia de inimigos externos e de contaminação por fungos e bactérias. O homem a utiliza há milhares de anos para fins medicinais e antissépticos. Ela ainda é considerada um alimento nutritivo, pois contem diversas vitaminas e enzimas. 

Além de antibiótico, anti-inflamatório, cicatrizante e agente antivirótico, a própolis também estimula a imunidade do organismo fortalecendo-o contra infecções e gripes frequentes.

Na verdade, os usos da própolis são praticamente ilimitados, ajudando praticamente em todas as doenças, alimentando, fortalecendo e curando pessoas do mundo todo. Suas indicações mais frequentes na prática diária são: gripes, amigdalites, gastrite, bronquite, sinusite, etc. e externamente em qualquer corte ou ferida, cicatrizando e protegendo de infecções.

 GELÉIAREAL
Trata-se de uma substância produzida pelas abelhas operárias a partir do pólen e que serve de alimento para a abelha rainha. Seu poder alimentício é tão grande que esta abelha chega a ser duas vezes maior e três vezes mais pesada que as outras abelhas, além de viver entre 4 e 6 anos, enquanto suas irmãs operárias vivem em média 50 dias. Além disso, a abelha rainha é capaz de colocar diariamente até 3.000 ovos, ao passo que as operárias são incapazes de procriar.
A geleia real pura, em sua forma natural, apresenta uma consistência semilíquida, gelatinosa, de cor branca levemente amarelada, sabor ácido-amargo e odor fenolado. É um superalimento tendo 11 tipos de vitaminas, 15 tipos de sais minerais, 21 tipos de aminoácidos, entre outros quase mil elementos químicos que a compõem.

Além de altamente nutritiva a geleia real possui ação antibiótica, antivirótica e imunizante do organismo, prolongando a vida dos indivíduos e sua atividade sexual. Em alguns experimentos com galinhas notou-se que além de aumentar a postura de ovos, galinhas velhas voltaram a produzir.
As indicações da geleia real são inúmeras entre as quais esgotamento nervoso, cansaço físico e mental, insônia, impotência, geriatrias, asma, anemia, artrite, arteriosclerose, hipo e hipertensão arterial, etc.

A geleia real pura é vendida normalmente em embalagens com 10 gramas e seu consumo não deve exceder 1,5mg por dia por ser um produto muito concentrado. Existe também a geleia real misturada ao mel em potes ou saches.

 PÓLEM 
O pólen é recolhido das flores pelas abelhas que o utilizam para a produção do mel, geleia real e da própolis. É um alimento rico em proteínas, minerais, vitaminas e enzimas e atua em nosso organismo como estabilizador do equilíbrio orgânico.
É recomendado para pessoas com "stress", cansaço físico e mental, desinteresse sexual e envelhecimento precoce. Ele revitaliza o organismo como um todo e pode ser usado por crianças, adultos e idosos, pois aumenta nossa resistência imunológica e afasta as doenças.

 SUPER-VITAMINADO PASSIFLORA
Tendo em vista a riqueza dos produtos das abelhas, a Passiflora resolveu colocar juntos todos estes produtos e fazer uma supervitamina composta com mel, pólen, geleia real e própolis. Esta supervitamina pode ser usada diariamente por pessoas de todas as idades, para recuperação ou simples manutenção da saúde, pois é composta com os melhores produtos que a Mãe Natureza nos deixou.